Joomla e PostgreSQL

Recebi a missão de desenvolver um site para vender licenças de um jogo educativo chamado Ludz, a empresa Tamboro é sediada no Rio de Janeiro, e assim como World of Warcraft, Netflix e outros gostaria que seu clientes pagassem todo mês ou a cada três meses ou anualmente, usando cartão de crédito (pagamentos recorrentes). Como […]

Joomla e PostgreSQL

Recebi a missão de desenvolver um site para vender licenças de um jogo educativo chamado Ludz, a empresa Tamboro é sediada no Rio de Janeiro, e assim como World of Warcraft, Netflix e outros gostaria que seu clientes pagassem todo mês ou a cada três meses ou anualmente, usando cartão de crédito (pagamentos recorrentes).

Como a base de dados do jogo é em PostgreSQL, nada mais justo que a base de dados do site tambem fosse em PostgreSQL, e que as páginas pudessem ser alteradas por alguem deles que não necessáriamente fosse programador.

Um CMS seria a melhor escolha se não fosse pelo fato que os melhores do mercado, tivessem como banco default o MySQL, mas qual não foi minha surpresa ao instalar o Joomla 3.0, e descobrir que a comunidade Joomla não perdeu tempo, e o PostgreSQL era suportado e todos os meus problemas deixaram de existir (ou quase). A opção para instalar Joomla com PostgreSQL só aparece se anteriormente habilitarmos a extensão php_pgsql.dll e em seguinda reiniciarmos o Apache.

Na verdade, Joomla com PostgreSQL é algo tão novo que infelizmente os desenvolvedores de módulos e componentes lentamente estão se preparando para adaptar seus códigos para PostgreSQL, mas o Joomla em si, não me deu dor de cabeça em relação a mudança de banco de dados. Pude criar os artigos e menus normalmente, e trabalhar na construção do Template, já que o cliente enviou toda a identidade visual do site, que ficou muito bonita e de extremo bom gosto.

Senti falta do Akeeba Backup, excelente ferramenta, mas o grego prontamente me respondeu, que esta estudando a possibilidade de preparar o Akeeba para trabalhar com PostgreSQL (tomara).

Por conta da escolha do banco de dados, tambem fiquei limitado com os componentes que facilitariam o desenvolvimento do fluxo de compra bem como a integração com um gateway de pagamento para registrar as recorrencias, o jeito foi meter a mão na massa e desenvolver um componente na raça, não era a primeira vez que desenvolvia um componente para Joomla, e tudo fluiu de um jeito bem bacana.

Faltava então encontrar um gateway de pagamento que atendesse às necessidades, o cliente teria que pagar com o cartão de crédito e ao concluir a operação um lançamento recorrente estaria registrado para cair no cartão do cliente, no período escolhido.

A primeira opção foi o PagSeguro, respeitado gateway de pagamento, que disse ter um esquema de recorrência, mas que depois de varias horas tentando fazer isso acontecer, recebi de um consultor a notícia de que eles estavam desenvolvendo um esquema de recorrência, mas que não tinha nem previsão de quando ficaria pronto (seria mais interessante já deixar isso claro no painel deles, teria me economizado um tempo grande).

A segunda opção foi com o pessoal do Pagamento Digital, que me garatiu ter um esquema de recorrência. Eles não mentiram, existe um esquema de recorrência sim. Mas entrar com um registro no sistema só acontece manualmente, e no final o cliente recebe um email avisando que ele tem uma conta pra pagar. Isto inviabilizou o seu uso, visto que a recorrência tinha que ser registrada no sistema via programação e cair no cartão de crédito, aparecendo na fatura sem preocupação e esforço para pagar.

A terceira opção chama-se Braspag, uma galera atenciosa e interessada, que disse ter exatamente o necessitavamos em relação a recorrência mas, porém, contudo, todavia, entretanto, a plataforma de recorrência deles foi abosorvida por outra plataforma e eles estavam estudando a melhor maneira de reativar o esquema e coisa e tal.

Num mato sem cachorro e sem ter pra onde correr, o anjo Gabriel, me veio com a Superlógica. Pense num pessoal bacana, prestativo e de muita boa vontade, que resolveu todos os problemas em relação a recorrência, permitindo que fossemos até o final com o Projeto, sem maiores problemas.

A Superlógica tem uma API muito bem estruturada, onde é muito tranquilo o cliente pagar e registrar na plataforma deles a tão desejada recorrência. Na verdade, eles não guardam o cartão de crédito do cliente, eles passam o cartão para a Cielo e recebem de volta um Token. Com esse Token, eles enviam para a Cielo solicitações de cobrança nos períodos escolhidos pelo cliente.

Mais uma vez a escolha certa no Joomla, que me deu toda a base para o desenvolvimento do componente, integrar com a Superlógica, e conviver com o excelente banco de dados PostgreSQL, da qual eu já era fã e fiquei mais ainda.

Detalhes técnicos:

Versão do Banco de Dados Postgre 9.1.9
Versão do PHP 5.3.10-1ubuntu3.7
Servidor Web Apache/2.2.22 (Ubuntu)
Versão do Joomla! Joomla! 3.1.1

 

Tags: ,